Container

Atendimento via Telefone

(53) 3271.0002
(53) 99141.3295

Endereço Centro de Eventos

Av. Pinheiro Machado, 3390/BR - 116
Dist. Industrial - Pelotas - RS - 96040500

CDL Pelotas

R. Félix da Cunha, 765 Centro - Pelotas - RS
(53) 3284-8699 - cdlpelotas@cdlpelotas.com.br

Para uma grande plateia, um doce espetáculo

Todos os direitos reservados Fenadoce 2016

Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

Mala Direta

Por dentro

Prefeitura de Pelotas anuncia melhorias em prédios históricos

Publicado 13/06/2018 20:35

Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Clube Comercial de Pelotas, Castelo Simões Lopes, Igreja do Porto e Palacete Paysandu. Todos eles prédios que contam a história de Pelotas e do Rio Grande do Sul. Esses empreendimentos privados (exceto o Castelo, que é da prefeitura), através da Consultoria Surya Projetos, tiveram sua revitalização confirmada em evento que ocorreu nesta quarta-feira (13) na 26ª Fenadoce.

A Surya Projetos fez palestra com diversos donos de imóveis históricos em Pelotas, para viabilizar a revitalização dos prédios através de processo no sistema da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS). A verba provém de impostos já pagos por grandes empresas, e após aprovar o projeto, a LIC faz o redirecionamento desses recursos para a revitalização dos empreendimentos.

A Catedral Metropolitana São Francisco de Paula já executou a primeira etapa do projeto, que consistia na melhoria das janelas. O próximo passo é destinado às portas da igreja. A terceira etapa do projeto consiste na revitalização da Torre Norte. Todo o investimento foi financiado pela Josapar.

O Clube Comercial deve ser beneficiado pela Lei Rouanet, e o projeto está em fase de captação de recursos. O Palacete Paysandu deve ter o início do projeto de recuperação em breve. Já o Castelo Simões Lopes está em fase de edital para uso criativo. Já estão assegurados R$ 800 mil captados via LIC. O projeto contempla a revitalização dos jardins, muro e cocheiras. As obras devem iniciar em julho.

Já a Igreja do Porto ainda não é um imóvel tombado. A novidade veio nesse sentido: A Prefeita Paula Mascarenhas afirmou que o prédio vai ser tombado ainda este ano. “Conseguimos fazer um levantamento técnico bem profundo”, afirma a presidente da Surya Projetos.

A Prefeita explica que a Prefeitura Municipal de Pelotas agiu como facilitadora dos projetos. O executivo esteve presente desde a sugestão dos imóveis até a viabilização do contato entre consultoria e proprietários. “Estamos comemorando a força do trabalho coletivo. A gente se une, se torna mais fortes e consegue resultados que atendem aos interesses públicos, que é o que nos move”, reitera, ao lembrar que a contrapartida dos proprietários dos imóveis é a manutenção dos prédios para que a recuperação possa permanecer no tempo.

Estiveram presentes no evento várias autoridades, como o diretor superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho; o Conselheiro-Gestor da CDL Pelotas, Ênio Lopes; o vice-prefeito, Idemar Barz; o Secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, a prefeita Paula Mascarenhas, os vereadores Daniel Trzeciak e Luiz Henrique Viana; o Secretário Municipal de Cultura Giorgio Ronna, a Secretária de Governo, Clotilde Conceição Victória e o Gerente Regional do Sebrae RS, Ciro Vives.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS